segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um ritual para o Natal



Ritual de Natal

O verdadeiro sentido do Natal é o nascimento do divino, portanto, vida. As datas servem para nos lembrar, simbolicamente, o que o dia a dia nos faz esquecer. Desse modo, é bom aproveitar o Natal para renovar nosso desejo de viver bem, jogar fora o que não presta e ficar com o que é bom.
Já que as velas estão tão em moda, atualmente, que tal realizar um ritual com elas? É bom lembrar que todo ritual tem a função de ativar nosso mental e atingir alguns propósitos, através de determinados símbolos. O que vou ensinar é um ritual simples que necessita de pouca coisa:

uma vela cilíndrica vermelha do tamanho que a pessoa quiser
um suporte para a vela – castiçal, prato, ou bandeja
um vidrinho de essência de hortelã ou flor de laranjeira (pode-se encontrar em lojas de produtos naturais)
um vasinho de flor vermelha (se for um belo bico de papagaio, melhor ainda!)
uma toalha branca

O ritual pode ser realizado isoladamente, num cantinho de sua casa, ou fazer parte da festa do Natal. Neste caso, use sua imaginação e criatividade e inclua os ingredientes do ritual na decoração da mesa.
E vamos ao ritual. Antes de começar, a pessoa que for realizá-lo deve lavar as mãos para se sentir purificada. Ela explica aos presentes o que vai fazer, lembrando-lhes o significado do Natal e desejando que todos se unam mentalmente ao desejo de celebrar a vida. Em seguida pega a vela com a mão esquerda, deixando o pavio afastado do corpo e molha o dedo indicador da mão direita, num pouquinho da essência, untando a vela da base para o pavio em toda sua superfície. Este movimento afasta tudo que não serve mais para fora de nossa vida. Todos devem mentalizar o que está sendo feito. Quando a vela estiver pronta, coloque-a no suporte e peça que cada um pense em algo que deseja jogar fora em suas vidas. Esse pensamento tem que ir aumentando e se firmando até a hora de acender a chama. Antes disso, pode-se fazer uma prece condizente com a fé, ou religião do grupo. O momento máximo do ritual é quando o oficiante acende a vela. Nesse instante ele pede aos presentes para que o pensamento de renascimento una a todos, através do fogo da vela.
As pessoas podem estar de mãos dadas formando um círculo em volta da mesa, o que reforça o ritual. Antes de terminar, todos devem respirar profundamente por três vezes. Depois disso, desfrutem da energia da festa e divirtam-se!
Bom Natal para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário